Terapia para a família multiespécie
Animal e tutor
Durante a minha carreira clínica sempre me chamou a atenção que os problemas dos animais se repetiam e que havia uma forma de espelhagem com o tutor. Muitos dos problemas dos animais estavam muito sobre a influência do estado emocional do seu tutor. Algumas vezes eles eram um espelho dos problemas emocionais e o estado de energia das pessoas da casa.
Outra percepção muito frequênte era que o proceso de finitude do animal e luto pela perda do animal de companhia estava muitas vezes correlacionadas com processo de luto do tutor, seja ele pela perda de um humano ou de outro animal. Um luto mal integrado no passado influência de forma negatica a vivência do luto atual.
.

“O luto e o amor são as duas faces da mesma moeda – Colin Murray Parkes “
Ferramentas utilizadas durante o acolhimento e o atendimento da família multi-espécie
Intervenção ao luto
Metodologia tradicional baseada no modelo da Academia do Luto de Portugal.
Visão holística através da técnina de Doula da Alma Animal. Esta visão me permite acompanhar a família múltiespécie antes, durante e após a morte do seu amado companheiro. Muitas vezes nós humanos temos muitos bloqueios em relação a morte e o processo de morrer dos animais. Este acompanhamento pode ser feito tanto no processo de morte natural quanto no processo de morte assistida (eutanásia). Esta visão trabalha o luto da família de uma forma especial. A família pode se conectar com o seu amado animal desencarnado ajudando a transformar objetivamente a dor em amor.
Visão sistêmica aplicada a medicinia veterinária
Aplicação das constelações familiares aplicada aos animais baseada nas relações entre tutores e os seus animais de companhia dentro da família multiespécie e como isto pode estar influenciando no processo da doença física, dos problemas comportamentais e até no processo de finitude e morte do animal.
Reiki tradicional Usui em animais e em humanos
“Reiki é a arte secreta de convidar a felicidade”- Mikao Usui
O Reiki é um método de tratamento de cura energético vindo do Japão.
Inicialente utilizado para curar pessoas, mas que atualmente tem os seus efeitos benéficos comprovados em animais de qualquer espécie. .
A energia Reiki é canalizada pelo terapêuta, chamado de reikiano e é transmitida para o paciente através da imposição das mãos do terapêuta sobre os chakras dos animais que com isso são alinhados. promovendo o equilíbrio energético deles. Isto vai reverberar na sua saúde física e mental.
Como funciona?
Os chackras são os centros de energia do corpo. Cada chackra vai atuar numa glândula endócrina e energizar os orgãos aos quais eles estão ligados. Os efeitos do equilíbrio emocional e o efeito disto sobre o corpo físico é estudado em humanos através da PNEI (psiconeuroendocrinoimunologia).
Benefícios
Nos animais saudáveis, o Reiki auxilia a manter a sua saúde, adiciona paz e bem-estar e intensifica o vínculo entre o animal e o seu tutor.
Para os animais doentes, ajuda a reequilibrar a causa dos problemas físicos, emocionais e comportamentais. Pode ser usado em simultâneo com qualquer outro tipo de opção terapêutica, seja ela tradicional ou integrativa.
A prática do Reiki Animal tem se mostrado muito eficaz para auxiliar na prevenção e no tratamento de diversas condições de saúde, como:
Alívio do estresse e ansiedade.
É muito efetivo no alivio da dor
Fortalecimento do sistema imunológico
Aumento da vitalidade e energia
Apoio emocional
Melhora do comportamento
Na minha experiência pessoal, fiquei positivamente surpreendida com a eficácia do Reiki em casos de:
Controle de dor
Regeneração, cicatrização de feridas
Diminuir os efeitos colaterais de medicamentos
Diminuir a ansiedade dos animais no consultório.
Pré- cirúrgico: A indução da anestesia é mais rápida e tranquila. O paciente permanece mais estável durante o procedimento cirúrgico.
Pós cirúrgico: O recobro é mais rápido e tranquilo. Os animais demonstram menos dor pós-operatória
Internamento
Pacientes idosos
Pacientes com doenças crônicas
Animais de abrigo traumatizados devido à negligência ou abuso físico e/ou psicológico.
Cuidados paliativos de paciëntes terminais
Eutanásia: Todo o procedimento flui de maniera mais suave e serena.
Luto
Florais de Bach para os animais e para os humanos
É uma forma de terapia baseada na utilização de essências de flores.
Essa terapia foi desenvolvida em meados de 1930 pelo médico homeopata Dr Edward Bach.
As essências das flores possuem uma energia de alta potência que tem por finalidade equilibrar as emoções restaurando o bem estar emocional e a saúde dos animais.
Os Florais de Bach podem ser utilizados em qualquer espécie animal. Eles não possuem contraindicações, inclusive podem ser utilizados em tratamentos junto com alopatias e com homeopatias.
Os florais são indicados para equilibrar os animais com problemas como
Hiperatividade
Agressividade
Medos e inseguranças
Traumas
Depressão
Dominância
Ansiedade
Nervosismo
Stress
Os florais são também utilizados em áreas pontuais com bons resultados em situações como:
Emergências, choque agudo
Experiências traumáticas: Maus tratos extremos, inclusive com provações físicas
Adolescência
Durante os treinos
Animais resgatados
Apatia extrema, perda da vontade de viver
Fase de convalescência de doenças
Influências externas extressantes: Canis, internamento veterinário, outros animais da casa
Animal idoso
Animais em cuidados paliativos
Luto
Comunicação Intuitiva Animal
Através desta técnica é feita a comunicação telepática com os animais encarnados (persona) ou desencarnadoss (consciência espiritual).
Através das informações dadas pelos nossos amados animais podemos perceber o papel deles dentro da nossa família, qual era a missão dele conosco e principalmente qual é o aprendizado que ele veio trazer para o nosso crescimento espiritual